Bem Vindo

O Objetivo deste Blog é Visualizar e discutir o Tema de Estrutura e Análise de Balanços.

Legenda ( Balanço Patrimonial )

A T I V O

Circulante
São os bens e direitos que estão em constante giro (em movimento) sendo a sua conversão em dinheiro realizada até o fim do exercício seguinte. Classifica-se primeiro aquele que se transformar em dinheiro mais rapidamente.

Ativo Realizável a Longo Prazo
Representam os bens e direitos que serão transformados em dinheiro após o exercício social seguinte ao do levantamento do balanço. Incluem-se também os adiantamentos e empréstimos a sócios, acionistas, diretores, empresas ligadas, coligadas ou controladas, desde que não constituam negócios usuais do objeto social da empresa.

Ativo Permanente
São os bens e direitos que não se destinam a venda e tem vida útil longa, no caso dos bens.

- Investimentos
Representam as aplicações financeiras de caráter permanente com o objetivo de gerar rendimentos; não são necessários à manutenção das atividades normais da empresa.

- Imobilizado
Representam os bens de Natureza permanente que são utilizados para a manutenção das atividades normais da empresa.

- Diferido
Representam as aplicações em despesas que contribuirão para a obtenção de receitas em exercícios futuros.

PASSIVO E PATRIMÔNIO LIQUIDO

Circulante
São as obrigações (dívidas) exigíveis que deverão ser pagas até o fim do exercício seguinte.

Exigível a Longo Prazo
São as obrigações exigíveis que deverão ser pagas após o exercício social seguinte ao do levantamento do Balanço.

Resultados de Exercícios Futuros
As receitas diminuídas dos custos e despesas quando se referirem a exercícios futuros.

Patrimônio Líquido
São os recursos que os proprietários aplicaram na empresa. São chamados de recursos próprios e significam o capital mais os rendimentos (lucros e reservas) menos as perdas (prejuízos). O lucros ou prejuízos são apurados no resultado.


TÉCNICAS DE ANALISE DE BALANÇOS E DE RECLASSIFICAÇÃO

As técnicas mais conhecidas de analise de balanços são: Analise Horizontal, Analise Vertical e Análise dos Índices ou Quocientes sendo estes últimos melhores para analisar a saúde financeira das empresas.

Analise Horizontal
Após a padronização das demonstrações , a na;alise horizontal é feita estabelecendo o ano inicial da série analisada como índice de base 100, expressando os valores dos anos seguintes em relação ao ano base.

Na análise horizontal estamos comparando valores ou índices de dois ou mais anos. As Demonstrações são dispostas uma ao lado da outra comparando as variações de um ano em ralação ao outro, as demonstrações são distintas e a leitura é feita horizontalmente. Verifica-se acréscimo ou decréscimo das contas de um ano para outro, constatando-se uma tendência de aumento ou redução dos elementos patrimoniais e de resultado.

Análise Vertical

Análise vertical é feita extraindo-se relações percentuais entre itens pertencentes a uma mesma Demonstração Financeira.

A finalidade desta analise é dar uma idéia de representatividade de um determinado item ou subgrupo de uma demonstração contábil em relação ao um total ou subtotal tomado como base. Tem uma aplicação bem prática, quando se verifica a relação dos diversos grupos de despesas com as receitas. A análise vertical é feita para um único ano, de cima para baixo ou seja, verticalmente.

Cálculos de Quocientes
A análise de quocientes ou índices das Demonstrações Contábeis relaciona os itens e grupos do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado. Por esta é relacionado grupos de contas do ativo com o passivo, resultados do período são relacionados com grupos do ativo e do passivo para uma leitura conjunta das demonstrações financeira.

• Liquidez:
Liquidez Geral: Evidencia quanto a empresa tem de A C + A R L P para cumprir com o total de suas obrigações.

ILG = AC + RLP
----------
PC + ELP


Liquidez Corrente: Revela quanto a empresa tem de A C para honrar com o PC.

ILC = AC
----
PC


Liquidez Seca: Revela quanto a empresa tem de A C deduzidos os estoques para honrar com o PC.

ILS = AC - Estoques
---------------
PC


Liquidez Imediata:
Revela quanto a empresa possui de dinheiro em Caixa, Bancos e Apliq. Liq. Imediata honrar suas dividas de curto prazo (P C).

ILM = Disponivel
------------
PC


Endividamento:
Participação de Capitais de Terceiros em relação aos Recursos Totais: Revela quanto a empresa utiliza de capitais de terceiros em relação ao total dos capitais.
Composição do Endividamento: Revela quanto a empresa deve a a curto prazo em relação ao total das obrigações existentes.

Participação de capitais de em relação aos capitais próprios: Revela quanto a empresa deve a curto e longo prazos em relação aos capitais próprios.

Rentabilidade

Margem Liquida: Revela quanto a empresa obteve de lucro líquido em relação às vendas líquidas.


LL
-----
RLV


Rentabilidade do Ativo: Evidencia o lucro líquido para cada real de investimentos totais.

LL
-----
Ativo


Rentabilidade do Patrimônio Liquido:
Revela quanto a empresa ganhou de lucro líquido sobre o total de capital próprio investido.

LL
-----
PL


 Estrutura

Grau de Imobilização do Ativo: % do ativo que é fixo depende do setor de atividade.

AP
-----
AT

Imobilização do Capital Próprio: “ Proporções Razoaveis “. Se > significa que a empresa “ Banca “ o AP com capital de terceiros.