Bem Vindo

O Objetivo deste Blog é Visualizar e discutir o Tema de Estrutura e Análise de Balanços.

Questões interessantes

QUESTIONÁRIO SOBRE ANÁLISE DE BALANÇOS

1) O que é análise de balanços?
Análise de Balanço é o estudo da situação de uma parte, de um sistema de partes ou do todo patrimonial de uma empresa ou de uma instituição sem fim lucrativo, mediante a decomposição de elementos e levantamentos de dados contábeis”.

2) Qual a diferença entre dado e informação?
DADO: uma seqüência de símbolos quantificados ou quantificáveis. O Balanço Patrimonial, por exemplo, é um conjunto de dados.
INFORMAÇÃO: é uma abstração informal que representa algo significativo para alguém. Exemplo: “a empresa está muito endividada”.


3) Qual o papel do parecer da auditoria?
O parecer dos auditores independentes serve exclusivamente para orientar os acionistas e o mercado quanto à exatidão dos dados e elementos oferecidos pelos administradores;
A função principal da Auditoria Contábil é de manifestar uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis de uma entidade, envolvendo todos os critérios adotados para sua elaboração, bem como todos os processos de registros e controles desenvolvidos internamente.
Obrigatório para as companhias abertas. Os auditores são contadores
que, sem manter vínculo empregatício, são contratados para emitir
opiniões sobre a correção e veracidade das demonstrações financeiras

4) Que relação se pode estabelecer entre a Contabilidade e a Análise de Balanços?
“Conceito de Contabilidade:É a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, nas suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.
A contabilidade, ao longo dos tempos, tem evoluído como ciência patrimonialista capaz de fornecer informações úteis aos diferentes tipos usuários, no que diz respeito à abrangência da atuação das entidades, quanto à relação entre financiamentos, investimentos e gestão patrimonial, levando em conta a análise de balanços, transformando dados em informações para auxiliar a tomada de decisão.

5) Relacione os principais usuários da Análise de Balanços.
Um dos elementos mais importantes na tomada de decisões relacionadas a uma empresa é a análise das suas demonstrações financeiras.
A política financeira de uma empresa tem reflexo nas demonstrações financeiras e é através da sua análise que se podem conhecer os seus objetivos. A análise de balanços permite uma visão da estratégia e dos planos da empresa analisada; permite estimar o seu futuro, suas limitações e suas potencialidades.
- Fornecedores: conhecer a capacidade de pagamento de seus clientes (Liquidez).
- Clientes: o comprador analisa a situação do fornecedor ( não possui o mesmo porte). Planos de expansão, necessita de fornecedores (capacidade de investimentos)
- Bancos Comerciais: situação atual e futura do cliente. Grau de endividamento
- Bancos de Investimentos: investimentos de longo prazo. Lucratividade
- Corretoras de Valores e Público Investidor: Rentabilidade
- Concorrentes: fator de sucesso ou de fracasso da empresa no mercado
- Dirigentes: instrumento para tomada de decisão, formulação de estratégia
- Governo: concorrência, desempenho setorial.


6) Quais as etapas básicas do processo de análise de balanços?
Escolha Dos Indicadores; Comparação Com Padrões; Diagnóstico Conclusões, Tomada De Decisão


7) O que é padronização? Qual a finalidade?
É um índice/padrão usado na contabilidade para fim de comparação dos índices apresentados na empresa, é realizar uma crítica às contas das demonstrações financeiras, bem como transcrevê-las para um modelo previamente definido.

8) As notas explicativas são importantes para a Análise de Balanços? Por quê?
São dados e informações que ora complementam as demonstrações financeiras; taxas de juros, vencimentos e garantias de obrigações, critérios contábeis (avaliação de estoques, depreciações, provisões) Garantias prestadas a terceiros, espécies de ações do capital social, eventos relevante subsequentes à data do balanço. Auxiliam a fazer avaliação mais ampla da empresa.

9) O que são os índices-padrão?
O principal instrumento utilizado para análise da situação econômico-financeira de uma empresa é o índice, ou seja, o resultado da comparação entre grandezas.
Os índices estabelecem a relação entre contas ou grupo de contas das Demonstrações Contábeis, visando evidenciar determinado aspecto da situação econômico-financeira de uma empresa. Os índices servem como termômetro na avaliação da saúde financeira da empresa.
Embora seja um dado numérico estático, o índice não deve ser considerado isoladamente, mas sob o aspecto dinâmico e dentro de um contexto mais amplo, onde outros indicadores e variáveis devem ser conjugadamente ponderados.

10) Hoje em dia, uma análise de balanços deve ser vista de maneira sistêmica, considerando todos os elementos do ambiente, formais e informais. Assim, além dos demonstrativos financeiros, o que mais deve ser levado em conta para se obter um completo diagnóstico sobre uma empresa?
Deve- se levar me conta o Balanced Scorecard: painel de indicadores estratégicos. Método de avaliar o desempenho de uma empresa por meio de quatro perspectivas: (1) financeira, (2) processos internos, (3) clientes e (4) aprendizagem e crescimento. Além da análise do mercado.


11) O que mostra a análise vertical?
Avaliar quantitativa e qualitativamente os novos recursos injetados na empresa e a forma como foram aplicados.
A análise vertical facilita a avaliação da estrutura do Ativo e do Passivo bem como a participação de cada item da Demonstração de Resultado na formação do lucro ou prejuízo.
O cálculo do percentual de participação relativa dos itens do Ativo e do Passivo é feito dividindo-se o valor de cada item pelo valor total do Ativo ou do Passivo. Para a participação relativa dos itens da Demonstração de resultado o cálculo é feito dividindo-se cada item pelo valor da Receita Líquida, pois esta é considerada como base. (Ex. no final)
Outras constatações podem ser extraídas, mas a utilidade aumenta sensivelmente se a análise vertical for utilizada conjuntamente com a análise horizontal.
A análise horizontal tem a finalidade de evidenciar a evolução dos itens das demonstrações contábeis, por meio dos períodos. Calculam-se os números-índices estabelecendo o exercício mais antigo como índice-base 100. Podem ser calculados, também, aumentos anuais.
As técnicas utilizadas em análise horizontal apresentam algumas limitações:
a) quando o valor do item correspondente no exercício-base for nulo, número-índice não pode ser calculado pela forma proposta, pois os números são divisíveis pelo número zero. Nesses casos, podem ser analisadas variações em valores absolutos;
b) quando o exercício-base apresenta um número negativo e no exercício seguinte o número fica positivo ( e vice-versa), matematicamente, é calculável, mas o resultado deve ser tratado com bastante cuidado, para não ocorrerem interpretações equivocadas da evolução.

12) O que mostra a análise horizontal?
Apreciar a evolução dos componentes patrimoniais ou de resultado, numa determinada série histórica de exercícios e fazer análise prospectiva; avaliar as perspectivas econômicas e financeiras da empresa, considerando-se, inclusive, os efeitos da inflação.

13) O que mostra a análise por quocientes?
Análise através de Índices - comparação com índice-padrão, objetivando o seu desempenho.
A técnica de análise por meio de índices consiste em relacionar contas e grupos de contas para extrair conclusões sobre tendências e situação econômico-financeira da empresa.
O analista pode trabalhar com índices ou percentual.
A classificação dos índices pela empresa pode ser como ótimo, bom, satisfatório ou deficiente, ao compará-los com os índices de outras empresas do mesmo ramo ou porte.. Esta comparação é possível através das publicações em revistas especializadas.


14) Comente: “empresas do mesmo ramo apresentam demonstrações com semelhante estrutura”.
Os demonstrativos contábeis seguem princípios, normas e padrões, pré-estabelecidos, conseqüentemente, as empresas do mesmo ramo irão apresentar balancetes, balanços, demonstrados com estruturas parecidas.

15) Diferencie: Capital Próprio, Capital de Terceiros, Capital Circulante Líquido e Capital Social.
Capital Próprio - Abrange o capital inicial e suas variações.
Capital de Terceiros - Este capital corresponde aos investimentos feitos na empresa com recursos provenientes de terceiros.
Capital circulante líquido (ccl) é o quanto a empresa realmente tem de dinheiro disponível a curto prazo (geralmente 1 ano). Assim, se subtrai do ativo circulante ( as entradas da empresa, como o que tem disponível no caixa e no banco, além de materiais) o passivo circulante ( as dívidas que a empresa tem no período, como fornecedores, impostos, etc.). A fórmula é então:
CCL= Ativo Circulante- Passivo Circulante.
O capital social, financeiramente ou contabilmente conceituando, é a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade que represente investimento na forma de ações (se for sociedade anônima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuado na companhia pelos proprietários ou acionistas, o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários, são incorporados no capital social.


16) O que são as reservas de lucros? Quando devem ser constituídas? Qual a sua finalidade?
Reservas de Lucros * - Representam lucros obtidos pela Empresa, retidos com finalidade específica. Tipos:
Reserva Legal - Finalidade manter integridade do Capital Social - Constituída pela retenção de 5% do lucro líquido até completar 20% do Capital Social.
Reserva Estatutária - Criada de acordo com o Estatuto com finalidade específica.
Reserva Para Contingências - A finalidade é compensar no futuro uma provável perda ou um prejuízo previsto pela direção da Empresa.
Reserva de Lucros a Realizar - É evidenciar a parcela de lucros ainda não realizada financeiramente (apesar de contabilmente realizada).
Reserva de Lucros Para Expansão - Visa assegurar a consecução de seus programas de investimentos.


17) Qual a diferença entre Lucro Operacional e Lucro Líquido?
Luco operacional - é todo resultado que direta ou indiretamente está relacionado com a atividade da empresa. O lucro ou prejuizo operacional é dado com bade na operação algébrica: Lucro Bruto - Despesas Operacionais + Receitas Operacionais = Lucro/Prejuizo Operacional
Lucro Líquido - é o lucro do Exercício social de uma determinada empresa depois das Participações(DEAP) e antes das discribuições de Lucros aos Acionistas/Sócios), ou seja, é a base de calculo para distribuição de lucros(DL) os sócios.

18) Qual a diferença entre uma análise econômica e uma análise financeira?
Segundo Matarazzo (2003), ter lucro, mas não ter dinheiro, e vice-versa, é mais comum do que parece, na maioria das empresas.
ECONÔMICO: Refere-se a lucro, no sentido dinâmico e ao PL, sob a acepção estática.
FINANCEIRO: Refere-se a dinheiro. Dinamicamente representa a variação de Caixa ou do CCL.

19) Cite 5 indicadores de análise financeira.
ANÁLISE FINANCEIRA - Processo de seleção dos índices. Índices de Liquidez: estática e dinâmica. Índices de Estrutura. Índices de Retorno. Índices relacionados à dívida onerosa. Índices padrões. Indicadores do Fluxo de Caixa.

20) Cite 5 indicadores de análise econômica.
ANÁLISE ECONÔMICA - Margem bruta. Margem operacional. Margem líquida. Indicadores de rentabilidadeL Rentabilidade do PL – ROE e Rentabilidade do Ativo - ROA


21) Qual o produto final da Análise de Balanços?
Informações produzidas pela Análise de Balanço:
- Situação financeira
- Situação econômica
- Desempenho
- Eficiência na utilização dos recursos
- Pontos fortes e fracos
- Tendência e perspectivas
- Quadro evolutivo
- Adequação das fontes às aplicações de recursos
- Causas das alterações na situação financeira
- Causas das alterações na rentabilidade
- Evidência de erro da administração
- Providências que deveriam ser tomadas e não foram
- Avaliação de alternativas econômico-financeiras futuras


22) Comente: “Análise de Balanços versus Contabilidade Criativa”.
Contabilidade Criativa é uma manipulação da realidade patrimonial da entidade, onde os gestores utilizando-se das flexibilidades e omissões existentes nas normas contábeis alteram propositalmente o processo de elaboração das demonstrações contábeis. Alterando significativamente a verdadeira situação patrimonial da entidade, isso é fraude e pode acarretar penalidades. A Análise de Balanço não serve apenas para apresentar relatórios com índices e também de grande importância, as origens e destinações das contas, deixando transparente se houve alguma contrariedade das normas.

23) Quais empresas são obrigadas a fazer a Análise de Balanços anual?
Sociedades mercantis em geral são obrigadas a elaborar balanço anual, as empresas abertas terão de apresentar além dos tradicionais balanços, uma demonstração do fluxo de caixa e outra de valor adicionado, segundo nova Lei das SA, no entanto a Análise de Balanços não é obrigatório fazer, mas para entender melhor os demonstrativos e ajudar a tomada de decisão, todas as empresas devem adotar essa técnica.

24) Pode a Análise Horizontal dispensar a Análise Vertical? Quais os inconvenientes de serem usadas separadamente?
Apesar de demonstrar a AV e a AH em tópicos separados não quer dizer que a sua análise deve ser feita dessa forma, mas sim, recomenda que seja feita em conjunto, jamais deve tomar alguma decisão com base apenas em dados colhidos da AV ou da AH, pois o que uma representa nem sempre é o que a outra evidencia.
Matarazzo (2003) demonstra um exemplo onde, sugere-se uma determinada conta que pode ter crescido 500% de um ano para outro, porém não representa mais que 1% do grupo, isso desqualifica do objetivo de análise dado a sua insignificância. Ressalta-se que os pequenos percentuais para as contas de resultados devem ser analisados com muito cuidado, já que o resultado líquido geralmente representa um percentual também baixo.

25) Quais os dois principais demonstrativos contábeis?
Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício

26) Quanto vale o Capital Humano de uma empresa?
- Capital humano (pessoas que dão vida ao capital organizacional, que dialogam, atendem e conquistam os clientes, que usam e aplicam recursos, tecnologia e fazem as coisas acontecerem conectando software, hardware, produzindo produtos, serviços e qualidade) São as pessoas (capital humano) que transformarão a visão e a estratégia da empresa em resultados, em crescimento ao longo dos anos.
Para avaliar esse talento é preciso olhar para três aspectos, são as chamadas fontes de valor do indivíduo:
- Quem sou - composto pela história pessoal, princípios, valores, conhecimentos, habilidades, potencial, aspirações e expectativas.
- O que faço - Experiência, status, uso do poder. É o que alavanca oportunidades e competências.
- Como me relaciono - É a capacidade de gerar conexões -- na empresa, no mercado, na comunidade, no círculo familiar e social.
Podemos então dizer que capital humano, sob o prisma do indivíduo, é resultado da articulação dessas três fontes de valor, adicionando-se a elas uma voracidade perene por aprendizado- Esses fatores fazem com que o indivíduo dê uma contribuição diferenciada à sua equipe, empresa e comunidade e alcance sucesso, realização e recompensa em sua carreira.

27) O que é o Balanço Social?
O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa.
No balanço social a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência às atividades que buscam melhorar a qualidade de vida para todos. Ou seja, sua função principal é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente.
O balanço social é uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta.


28) Qual a diferença entre Auditoria e Análise de Balanços?
Análise de Balanços é através do cálculo e interpretação de indicadores de desempenho econômico-financeiro tais como liquidez, estrutura de capital e rentabilidade (ROA, ROI, EBITDA e EVA), e de utilização de outras técnicas tais como análises vertical, horizontal e setorial entre outras. A análise de balanços fornece subsídios para gerenciamento financeiro e operacional e a tomada de decisões da Empresa, enquanto a Auditoria tem função principal da Auditoria Contábil é de manifestar uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis de uma entidade, envolvendo todos os critérios adotados para sua elaboração, bem como todos os processos de registros e controles desenvolvidos internamente.

29) Quais as 4 técnicas que a contabilidade utiliza para alcançar seus fins?
Escrituração, Demonstrações Contábeis, Análise de Balanço e Auditoria.

30) O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial (tradução corrente em português do Brasil para a expressão em inglês Management Accounting) é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.