Bem Vindo

O Objetivo deste Blog é Visualizar e discutir o Tema de Estrutura e Análise de Balanços.

“Indicadores financeiros x Indicadores não-financeiros: a sua importância para a tomada de decisão.”

O principal instrumento utilizado para análise da situação econômico-financeira de uma empresa é o índice, ou seja, o resultado da comparação entre grandezas. Os índices financeiros estabelecem a relação entre contas ou grupo de contas das Demonstrações Contábeis, visando evidenciar determinado aspecto da situação econômico-financeira de uma empresa. Os índices servem como termômetro na avaliação da saúde financeira da empresa.

Indicadores não-financeiros: Trata-se de uma metodologia de mensuração do desempenho empresarial, base para o planejamento e execução da estratégia. Essa metodologia tem atingido ótimos resultados e grau de satisfação em todo o mundo. foi desenvolvido para solucionar a grande insatisfação dos executivos em seus sistemas de avaliação do desempenho e relatórios gerenciais, que quase em sua totalidade não possuem indicadores não-financeiros, impossibilitando uma avaliação efetiva da empresa. Somente com dados financeiros não é possível, por exemplo, avaliar se a empresa está diminuindo a satisfação do consumidor ou executando bem outros pontos estratégicos, que no longo prazo afetarão os indicadores financeiros.

A tomada de decisão em uma empresa consiste na escolha da melhor opção, que se traduz numa ação de alocação de recursos, o ideal é chegar a um resultado esperado com maior eficiência e eficácia, com menor desperdício de recursos, como tempo ou dinheiro possível. Para facilitar, auxiliar a tomada de decisão é preciso usar índices financeiros e não-financeiros.
Embora sejam dado numérico estático, o índice não deve ser considerado isoladamente, mas sob o aspecto dinâmico e dentro de um contexto mais amplo, onde outros indicadores e variáveis devem ser conjugadamente ponderados.