Bem Vindo

O Objetivo deste Blog é Visualizar e discutir o Tema de Estrutura e Análise de Balanços.

Analise de Balanço - Prosegur Brasil S.A
















Analise Economica

A situação econômica da Prosegur está satisfatória. De 2006 para 2007 o lucro líquido teve um aumento de mais de 1.000 %, passando de 4,6 milhões de reais para 59,8 milhões. Com isso, todos os indicadores de rentabilidade apresentaram um bom resultado. A margem de lucro de 7% indica que para cada 100 reais vendidos a empresa ganha 7 reais. A rentabilidade do PL, com índice de 26/%, indica que, mantido esse ritmo, em 4 anos a empresa conseguiria recuperar o capital investimento pelos proprietários. O giro do ativo revela que a empresa que com o volume de operações atual, a empresa consegue renovar seus ativos duas vezes ao ano.
Vale observar que a empresa acumulava prejuízos de exercícios anteriores e a nos dois últimos anos consegue retornar a ter lucro.

Analise Financeira

A Prosegur S.A. apresenta uma boa situação financeira. Os indicadores de liquidez revelam que a empresa tem capacidade de pagar suas dívidas tanto no curto quanto no longo prazo. A liquidez corrente (um ano) indica que a empresa possui R$ 1,68 para cada real de dívida de curto prazo. No ativo circulante, chama a atenção a “Conta a receber de Clientes” que representa 66% desse grupo. Por ser uma empresa prestadora de serviços, não existe dependência dos estoques. Em relação ao ano anterior, verifica-se que os indicadores de liquidez tiveram uma ligeira melhora.
Os indicadores de endividamento também melhoraram em relação ao ano anterior. No final de 2007, a empresa tinha 44% de seu ativo comprometido com terceiros. A qualidade da dívida indica que 60% do endividamento está concentrado no curto prazo. Pode-se dizer ainda, que o capital de terceiros está garantido, uma vez que para cada real colocado por terceiros, os proprietários colocam 1,26 reais.